PROCEDIMENTOS

Abdominoplastia é a plástica do abdômen. Está indicada para as pacientes que além de gordura nessa região também apresentam excesso de pele. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e é comum que sejam usadas cintas no pós operatório. A drenagem linfática e a liberação tecidual auxiliam na recuperação mais rápida. Essa cirurgia é mais procurada por pacientes que já tiveram filhos ou apresentaram perda de peso. O ganho da autoestima é grande e recompensador.

Abdômen após a gravidez

Após a gestação muitas mulheres não conseguem retornar ao abdômen de antes da gravidez. Muitas vezes há grande distensão da região abdominal com acúmulo de pele, gordura e flacidez. Outras vezes há também a separação dos músculos do abdômen – a chamada diastase dos músculos reto abdominais. Essas situações impossibilitam que o abdômen tenha a aparência de antes da gravidez. Todas essas alterações podem ser corrigidas durante a abdominoplastia.

Mommy makeover, cirurgia das mamães, cirurgia pós parto…

Após a gestação muitas mulheres sentem que o corpo não consegue voltar a forma de antes da gravidez, as maiores queixas são em relação às mamas e o abdômen. Saiba que os procedimentos cirúrgicos não devem ser realizados no mesmo momento do parto. Aproveite esse momento tão feliz e somente após 4-6 meses da parada da amamentação será o momento ideal para realizarmos as suas cirurgias.

As cirurgias mais realizadas são o levantamento das mamas – com ou sem a colocação de próteses, lipoaspiração e abdominoplastia. ⠀

A cirurgia íntima engloba alguns procedimentos localizados nessa região.

A ninfoplastia é a cirurgia íntima mais procurada no consultório, segundo a SBCP. As pacientes com aumento de tamanho dos pequenos lábios costumam se queixar da estética, de prejuízo na vida sexual e incômodo no cotidiano, algumas inclusive referem infecções locais. Durante o procedimento, o excesso de tecido da região é ressecado.

A lipoaspiração do monte de vênus pode ser realizada em pacientes com aumento do volume dessa região.

Pode ser realizada ainda a enxertia de gordura na região de grandes lábios quando ocorre flacidez da região ou visando camuflar um discreto aumento da região de pequenos lábios.

Esses procedimentos são cirúrgicos, não requerem anestesia geral e em geral não necessitam de internação.

Em geral as cicatrizes ficam mais bonitas ao longo do tempo, mas algumas cicatrizes permanecem alteradas mesmo após meses e anos. Elas podem se tornar elevadas, retraídas, com alteração da forma e da cor.

Muitas pacientes referem mudanças de comportamento, como o uso de determinadas roupas que deixem as cicatrizes muito à mostra.

Cicatrizes inestéticas podem ser corrigidas através de cirurgia plástica.

Os resultados podem variar dependendo do tipo de cicatriz e o tratamento mais adequado depende da localização, extensão e do tipo de pele da paciente.

A gordurinha na região lateral das axilas é a queixa de muitas pacientes.

Algumas mudam seus hábitos cotidianos e evitam o uso de blusas e vestidos que mostrem essa região, mas é possível resolvermos essa alteração com lipoaspiração da região. O procedimento não necessita de internação hospitalar, sendo possível a alta no mesmo dia do procedimento.

A braquioplastia é a cirurgia que retira o excesso de pele e gordura da região dos braços – a maioria das paciente procuram esta cirurgia após grande perda ponderal.

A cicatriz fica camuflada na região interna dos braços e algumas vezes pode ficar localizada somente na região das axilas. A alta costuma ser dada já no dia posterior à cirurgia.

A flacidez das coxas gera incômodo para muitas pacientes. A causa mais comum é a perda de peso acentuada. No lifting de coxa é possível fazermos a redução da circunferência da região e a retirada do excesso de pele.

A cicatriz pode ficar somente na região da prega inguinal (raiz da coxa) ou escondida na face interna das coxas.

Os depósitos de gordura localizada podem ocorrer devido à características genéticas e falta de controle do peso, mesmo em pessoas que praticam exercício físico. As partes do corpo que podem ser tratadas pela lipoaspiração incluem coxas, braços, cintura, costas, parte medial do joelho, pernas e tornozelos. O procedimento pode ser realizado de forma isolada ou em conjunto com outras cirurgias plásticas, como a abdominoplastia. A realização conjunta da lipoaspiração e outras cirurgias plásticas deve ser avaliada cuidadosamente pelo médico para evitar grandes traumas e um tempo muito longo de cirurgia, o que pode colocar a saúde da paciente em risco.

Lipoaspiração e o resultado

A melhora do contorno corporal será visível quando o inchaço e a retenção de líquido diminuírem. Com a adoção de hábitos mais saudáveis e a continuidade da atividade física, a paciente deve seguir perdendo o tecido adiposo em excesso naturalmente. O ganho de peso pode alterar os resultados obtidos com a cirurgia (por isso, é importante emagrecer antes da lipoaspiração, caso seja preciso).

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico realizado em ambiente hospitalar. Durante esse procedimento pode ser realizada a aspiração de gordura do abdômen, flancos, face interna das coxas, face lateral das coxas, costas. A gordura retirada, após preparo, pode ser enxertada em outras regiões.

Durante a lipoescultura o local mais lipoenxertado é a região glútea. Essa cirurgia não deve ser encarada como um procedimento emagrecedor, pois há um limite de segurança na retirada do volume de gordura.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

O público indicado para esse procedimento é amplo, homens e mulheres, de idade jovem ou mais avançada terão benefícios com esse tratamento – há revitalização da pele, hidratação prolongada, melhora da elasticidade cutânea e estímulo da produção de colágeno.

Os locais de aplicação se estendem da face à região corporal – como pescoço, colo, mão, antebraço, braço, joelhos, estrias e cicatrizes.

Geralmente são realizadas 2-3 sessões espaçadas a cada 4 semanas. O tratamento poderá ser feito isoladamente ou em conjunto com outros procedimentos estéticos como peeling, preenchedores, botox, microagulhamento.

Hiperidrose axilar
A hiperidrose axilar é discretamente amenizada nos períodos mais frios, mas ainda assim ocorrem transtornos quando ocorrem situações de estresse e preocupação.

Hiperidrose mãos e pés
Pacientes portadores de hiperidrose nos pés se queixam de usar sapatos fechados, mas muitas vezes o uso de sapatos abertos, como chinelos, também gera desconforto por escorregarem dos pés.

O suor excessivo nas mãos também gera desconfortos em situações de convívio social.⠀

A toxina botulínica é capaz de amenizar a hiperidrose axilar, palmar e plantar.

Microagulhamento (ou roller) é um tratamento que está sendo amplamente realizado por especialistas e não especialistas.
O tratamento utiliza múltiplas agulhas e não está livre de complicações!

• Uma lesão cancerígena poderia ser disseminada por toda a face.
• Muitos aparelhos são utilizados sem ter liberação da ANVISA e podem causar um trauma na região – gerando ainda mais manchas e cicatrizes.
• Além disso, o tratamento feito sem técnica de assepsia adequada também pode gerar infecções na região tratada.

Um artigo produzido no Brasil e publicado na Surgical Cosmetic Dermatology demonstrou que algumas desvantagens do procedimento são:

1. os resultados adequados dependem de ser realizados por um especialista bem capacitado;
2. exigir do médico avaliação criteriosa do paciente e proposta de tratamento compatível com os resultados possíveis de serem alcançados.

Esse estudo é de 2013, mostrando que no nosso meio ele já é bem avaliado e utilizado já há algum tempo, não se trata de modismo. Mas as principais desvantagens residem nas mãos que estão aplicando o tratamento.

Como vantagens podemos citar o estímulo da produção de colágeno, atenuação de rugas e manchas, melhora em zonas de alopecia, e amenização de estrias.

Nefertiti foi uma rainha do antigo Egito, sua imagem era belíssima e o contorno da região do pescoço era algo realmente atraente.

Nos dias atuais muitas pacientes procuram esse tipo de contorno da região cervical, bem marcada, definida, que denote maior jovialidade. A toxina botulínica pode auxiliar nessa demanda, são feitas aplicações dessa substância no músculo platisma.

Essa aplicação pode ser feita de forma a prevenir a perda do contorno cervical e também a auxiliar no tratamento da região.

O peeling realizado por médicos age mais profundamente do que outros peelings realizados por não especialistas.

Isso porque podemos manipular ácidos que agem de forma mais profunda. A seleção de ácidos é direcionada às queixas e alterações diagnosticadas durante a consulta médica. O peeling auxilia a redução de manchas, suaviza rugas, reduz cicatriz de acne, melhora a textura, reduz a oleosidade, deixa a pele mais fina, com viço e jovialidade.

Após 3-4 dias do peeling a pele pode apresentar descamação e é muito importante que a paciente use filtro solar.

Em geral o procedimento pode ser repetido a cada 3-4 semanas. Peelings mais profundos devem ser feitos nos períodos de menor sol e calor, peelings mais superficiais podem ser feitos ao longo do ano desde que cuidados adequados sejam tomados.

O peeling é um super aliado para nossas noivas. A pele se tornará mais uniforme, com menos oleosidade e mais viço.

A orientação é que as pacientes façam o procedimento a cada 3 semanas e o ideal é que a última sessão seja realizada com intervalo máximo de 4 semanas para o casamento. Será realizada uma avaliação e protocolos de forma individual e outros tratamentos poderão ser realizados de forma a maximizar os resultados

Alterações da pele por manchas são muito comuns e podem ocorrer por múltiplas causas, o mais adequado é que haja avaliação médica para que seja afastada a possibilidade de lesão cutânea maligna.

Tratando-se de lesões benignas, as manchinhas podem ser amenizadas com diferentes protocolos de tratamento com a utilização de peeling químico, peeling físico, microagulhamento. Cada caso deve ser avaliado individualmente.

O preenchimento da face é muito procurado por pacientes em todas as épocas do ano. A possibilidade de amenizar a profundidade da região das pálpebras, embelezar mais os lábios, deixar a face ainda mais bela e harmônica é algo que está na mente da maioria das pacientes, mas muitos não sabem como isso é possível.

O preenchimento é realizado com ácido hialurônico. A avaliação é individualizada, durante a consulta poderemos conversar e avaliar a melhor forma de aplicarmos o MD CODES ou outras táticas de aplicação. Para o tratamento é optado pelo uso de preenchedores que já possuem anestésico na sua fórmula e isso possibilita um procedimento menos doloroso. O resultado já é visto no dia da aplicação, mas ele se torna mais adequado ao longo de 3-4 semanas. Além do efeito volumizador ocorre também uma melhora da qualidade da pele na região.

O preenchimento labial é realizado com ácido hialurônico, o procedimento tem resultados imediatos, mas o resultado mais harmônico costuma ser visualizado após 24-48h da aplicação.

Os produtos mais atuais contam com anestésico na sua fórmula – minimizando o desconforto do procedimento. Estes produtos também tendem a se distribuir de forma mais natural e harmônica em comparação aos produtos utilizados na década de 90 e anos 2000.

A avaliação da face requer um especialista bem treinado, que consiga entender as suas queixas e traduzi-las de forma adequada às possibilidades de tratamento. ⠀

Preenchimento palpebral é um dos procedimentos estéticos mais realizados no consultório.

A pálpebra inferior profunda gera aspecto de cansaço constante, desânimo e muitas vezes um olhar mais envelhecido – são as indesejadas olheiras.

É interessante que haja uma avaliação completa da face. O produto utilizado é o ácido hialurônico. O procedimento é feito no consultório e o resultado já é visto no dia da aplicação – ao longo de 3-4 semanas o resultado se torna ainda mais adequado.

Os procedimentos minimamente invasivos são muito procurados no consultório. ⠀ A possibilidade de alcançarmos resultados de forma rápida, sem necessidade de internação hospitalar e com recuperação mais breve atrai o público em geral.

Podemos citar como procedimentos minimamente invasivos:

•peeling,
•preenchimento,
•toxina botulínica,
•bioestimuladores,
•microagulhamento,
•dermoabrasão.

A pele negra tem características diferentes, produzimos mais melanina e colágeno = maior proteção solar e diferenças no processo de envelhecimento.

A maior produção de melanina, entretanto, gera cicatrizes mais hipercrômicas, ou seja, mais escuras.

Sendo assim procedimentos na pele negra devem ser executados de forma mais delicada e com prevenção ativa da hipercromia.

Além disso, negros e orientais também tem maior tendência à formação de quelóides e essa também deve ser uma preocupação na avaliação pré-operatória.

Todas essas questões são avaliadas na consulta pré-operatória e na avaliação de procedimentos minimamente invasivos.⠀

O Sculptra® estimula a produção de colágeno. Isso significa melhora da qualidade, da firmeza e do tônus da pele!

É possível estimularmos a reposição do colágeno perdido através do ácido poli L láctico, um estimulador do colágeno, que melhora a flacidez e o contorno facial.

“Trata-se de uma substância totalmente absorvível. Os resultados são graduais e os resultados são duradouros e percebidos por até 2 anos” (segundo fabricante).

1. ESTIMULA – Sculptra age profundamente na pele estimulando a produção de colágeno.
2. SUAVIZA – Sculptra repõe volume e suaviza os sinais de envelhecimento melhorando a flacidez.
3. REESTRUTURA – Sculptra reestrutura a pele e proporciona uma aparência natural que pode durar até 2 anos.

A toxina botulínica é uma poderosa aliada no processo de envelhecimento.

Ela ajuda a tratar e prevenir os efeitos cumulativos do envelhecimento. Por tratar-se de procedimento preventivo, seu uso pode ser iniciado ainda antes dos 30 anos. Pacientes que passaram dos 40 – 50 anos também são bem indicadas. A toxina irá combater as ruguinhas já formadas e também ajudará a inibir o aparecimento de novas.

A toxina também é utilizada para suavizar o sorriso gengival e melhorar o contorno da mandíbula – deixando essa região mais delicada.

O ideal é que o paciente seja avaliado e que suas expectativas possam ser bem ajustadas com seu especialista de confiança. Toxina botulínica para noivas

Esse tratamento costuma fazer parte do arsenal para o grande dia. O resultado do procedimento costuma aparecer após 3-4 dias da aplicação, mas o efeito desejado é visualizado após 15 dias do procedimento.

A orientação é que as que os pacientes façam a aplicação faltando no máximo 30 dias para o dia do casamento.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

A cirurgia das pálpebras é uma das mais procuradas no consultório, tanto por homens quanto por mulheres. A queixa inicial é a modificação da estética da região, que gera uma aparência de cansaço – pelo excesso de pele e pela protrusão de bolsas de gordura. Posteriormente essas alterações também podem gerar dificuldade de manter os olhos abertos de forma apropriada prejudicando até a leitura.

As pálpebras superiores e as inferiores podem ser operadas. Na pálpebra inferior a incisão cirúrgica pode ser feita por fora ou por dentro das pálpebras. O cirurgião plástico especialista poderá avaliar melhor o seu caso e individualizar a melhor técnica para você.

Cada mulher tem preferência por um tipo de brinco. Mas a consequência dos brincos pesados é uma só, alargamento do tamanho do furo.

Esse alargamento ou total rompimento é a queixa de muitas pacientes, que referem incômodo estético e funcional, pela dificuldade de usarem brincos pequenos, que acabam escapando pela fenda aumentada.

Com o passar dos anos a região também pode se apresentar mais flácida e o furo poderá ter um aspecto diferente do da juventude. ⠀

Independentemente da situação o seu problema pode ser tratado de forma ambulatorial, no consultório. De forma cirúrgica ou minimamente invasiva.

O lifting visa amenizar sinais de envelhecimento como flacidez de pele, rugas profundas, bigode chinês, redução da região malar, excesso de gordura sob o queixo.

O objetivo é o rejuvenescimento de forma não artificial.

Aqui os resultados são mais duradouros do que procedimentos minimamente invasivos, mas o/a paciente deverá ter em mente que o lifting facial não para impedirá o processo de envelhecimento da face.

Trata-se de procedimento cirúrgico visando o remodelamento do contorno do queixo, visando maior harmonia da face.

Pode ser optado pelo uso de próteses ou avanço de tecido ósseo.

Otoplastia pode ser realizada em crianças, adolescentes e adultos.

O mais adequado é que a cirurgia seja realizada após os 7 anos de idade.

Múltiplas técnicas podem ser utilizadas durante o procedimento a depender da etiologia da orelha em abano – excesso de cartilagem na região da concha, má formação da região da hélice ou um conjunto dessas duas causas.

O ideal é que o paciente seja avaliado por cirurgião plástico, que poderá avaliar e explicar o procedimento, orientar dúvidas e realizar a cirurgia de forma adequada.

A cirurgia do nariz pode ter cunho estético, funcional e pode ter a junção dos dois.

As proporções adequadas não seguem um valor pré-definido e a avaliação pré-operatória deverá ser criteriosa, levando-se em consideração o gênero, a etnia, a altura do paciente, o formato de rosto, a espessura da pele dentre outros aspectos.

Logo após a cirurgia, o paciente notará a região nasal edemaciada (inchada) e haverá certa obstrução nasal. Mas tais limitações são temporárias e os ganhos são duradouros.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

Homens fazem cirurgia plástica e procedimentos minimamente invasivos como aplicação de toxina botulínica, preenchimento e bioestimuladores.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica o número de homens, que procuram a cirurgia plástica quadruplicou nos últimos cinco anos aqui no Brasil.

As cirurgias mais procuradas são: mama (ginecomastia), lipoaspiração e cirurgia de pálpebra.

Ginecomastia é o aumento das mamas masculinas. Muitas causas estão associadas à esse diagnóstico, mas a principal causa é idiopática (sem motivo aparente).

A ginecomastia é uma das principais cirurgias procuradas pelos homens. A principal queixa é estética, desconforto ao ficar sem camisas. Há ainda o receio do aumento da região ser causada por um tumor.⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀

A avaliação de cada paciente deve ser pormenorizada com história clínica, exame físico, exame de imagem e exames laboratoriais. São possíveis algumas táticas cirurgias, que serão definidas após avaliação criteriosa junto à sua Cirurgiã Plástica. ⠀⠀

Homens e mulheres são diferentes em muitos aspectos, a musculatura da face não foge dessa regra.

Em geral o tratamento do público masculino demanda maiores quantidades de produto e a aplicação visa um relaxamento da musculatura de forma mais natural, mantendo um maior grau de contração muscular.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

A cirurgia plástica estética mais procurada para o público infantil é a Otoplastia, a correção da orelha em abano.

Além da otoplastia a ressecção de lesões benignas e malignas também são realizadas nessa faixa etária.

O público infantil também é avaliado pelo cirurgião plástico após acidentes domésticos como queimaduras e cortes por mordedura, trauma.

A cirurgia plástica estética mais procurada para o público infantil é a Otoplastia, a correção da orelha em abano.

É comum que os pais queiram optar pela cirurgia enquanto as crianças são pequenas, logo que as implicâncias e bullying é iniciado pelos coleguinhas.

É realmente um momento difícil, mas o mais adequado é que a criança tenha pelo menos 7 anos para ser submetida à cirurgia. Nessa idade as cartilagens já estão mais bem formadas e a criança tem uma maior compreensão da cirurgia. ⠀⠀

São conhecidas algumas técnicas de Otoplastia a depender da causa da orelha em abano – excesso de cartilagem na região da concha; má formação da região da hélice ou um conjunto dessas duas causas.

O ideal é que a cirurgia seja avaliada por um especialista (Cirurgião Plástico), que conseguirá avaliar e explicar o procedimento, orientar dúvidas e tratar seu filho(a)de forma adequada.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

A gestação gera grandes mudanças na estrutura das mamas, a produção de leite propicia o aumento global das mamas, a pele se distende e as mamas tendem a maior flacidez cutânea.

Após a interrupção da amamentação aguardamos em geral 6 meses para cirurgias nessa região.

Podemos realizar mamoplastia redutora, mastopexia com prótese ou mastopexia sem prótese. Tudo dependerá do exame físico e desejo da paciente.

Mamoplastia redutora ou simplesmente redução de mamas é uma das cirurgias mais realizadas na Cirurgia plástica. Pacientes com mamas grandes costumam se queixar de dor nas costas, de vinco criado pelo sutiã próximo aos ombros, além da dificuldade em encontrar sutiãs e roupas adequadas.

A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar por cirurgião especialista. No pós-operatório imediato a região ficará edemaciada (inchada), mas ao longo do tempo o resultado ficará cada vez mais belo e natural. ⠀

Mamas após a gravidez
A gestação gera grandes mudanças na estrutura das mamas, a produção de leite propicia o aumento global das mamas, há distensão da pele e as mamas tendem a maior flacidez cutânea. Em geral aguardamos 6 meses da interrupção da amamentação para cirurgias nessa região. A cirurgia poderá variar de colocação de prótese de mama à redução das mamas. ⠀

A mastopexia corresponde à correção de flacidez das mamas sem retirar ou aumentar o volume. A flacidez pode surgir devido ao envelhecimento, à gravidez e amamentação, oscilações de peso, ação da gravidade e hereditariedade.

Durante a cirurgia é feito o reposicionamento da aréola e do tecido mamário podendo ser realizado com ou sem colocação de prótese de silicone. Essa indicação deverá ser avaliada pela sua cirurgiã plástica. ⠀

A mamoplastia de aumento consiste na utilização de implantes de silicone para dar ou restaurar o volume mamário perdido e garantir mais firmeza. A técnica pode ser usada por quem tem mamas pequenas ou quando houver diminuição do tamanho devido à gravidez ou à perda de peso.

Prótese de mama e tempo de validade
As próteses de silicone antigas, colocadas nas décadas de 80 e 90, tinham validade de cerca de 10 anos. As próteses atuais são feitas de gel coesivo e não necessitam ser trocadas a menos que haja alguma alteração clínica. Assim como as pacientes sem prótese de mama, o adequado é o exame rotineiro das mamas com avaliação médica e exames de imagem como ultrassonografia e ressonância.

Mamas após a gravidez
A gestação gera grandes mudanças na estrutura das mamas, a produção de leite propicia o aumento global das mamas, a pele se distende e as mamas tendem a maior flacidez cutânea. Após a interrupção da amamentação aguardamos em geral 6 meses para cirurgias nessa região. Variando de colocação de prótese de mama à redução de mama.

O tratamento do câncer de mama pode gerar desde alterações menores das mamas até a retirada total de tecido glandular e pele.

Dentro do espectro de alterações podemos optar por múltiplos tratamentos visando a reconstrução da mama: utilização de expansores teciduais, prótese de mama, utilização de retalhos oriundos do abdômen e das costas.

O procedimento escolhido dependerá de múltiplos fatores como realização prévia de radioterapia, extensão da mastectomia e características clínicas / corporais da paciente.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

Em geral as cicatrizes ficam mais bonitas ao longo do tempo, mas algumas cicatrizes permanecem alteradas mesmo após meses e anos. Elas podem se tornar elevadas, retraídas, com alteração da forma e da cor.

Muitas pacientes referem mudanças de comportamento, como o uso de determinadas roupas que deixem as cicatrizes muito à mostra.

Cicatrizes inestéticas podem ser corrigidas através de cirurgia plástica.

Os resultados podem variar dependendo do tipo de cicatriz e o tratamento mais adequado depende da localização, extensão e do tipo de pele da paciente.

Queimaduras são tratadas como uma urgência médica e o especialista no tratamento dessas lesões é o cirurgião plástico. O tratamento dependerá da profundidade da queimadura, podendo ser necessária a retirada dos tecidos desvitalizados, colocação de curativos especiais e enxertos de pele.

Após a cicatrização das áreas de queimadura podem ocorrer sequelas locais, como restrição da movimentação, alteração da qualidade da pele e cicatrizes inestéticas. Tais sequelas podem necessitar múltiplas abordagens cirúrgicas. Os procedimentos cirúrgicos necessários serão avaliados durante a consulta médica.

O tratamento do câncer de mama pode gerar desde alterações menores das mamas até a retirada total de tecido glandular e pele.

Dentro do espectro de alterações podemos optar por múltiplos tratamentos visando a reconstrução da mama: utilização de expansores teciduais, prótese de mama, utilização de retalhos oriundos do abdômen e das costas.

O procedimento escolhido dependerá de múltiplos fatores como realização prévia de radioterapia, extensão da mastectomia e características clínicas / corporais da paciente.

A retirada de lesões benignas e malignas da pele é realizada pelo cirurgião plástico.

Lesões como cisto sebáceo, lipomas e até tumores agressivos como carcinomas e melanomas são tratados de forma cirúrgica.

Cicatrizes inestéticas podem ser corrigidas através de cirurgia plástica.

Em geral os pacientes tem alta no mesmo dia e os pontos são retirados em poucos dias.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Carl Jung

© 2019 | Dra. Abdulay Eziquiel