Blog – Abdulay

BLOG

Mulheres que inspiram: Dra. Abdulay Eziquiel e a importância da representatividade na Medicina

9 de setembro de 2021

“Somos cinco médicas, negras, com trajetórias semelhantes e o sonho de que vamos mostrar a relevância de nosso impacto à sociedade”, conta sobre o trabalho do Grupo IFÉ.

Abdulay Eziquiel confessa que o gosto pela medicina começou ainda na infância. “Trilhei o caminho que sempre sonhei, desde criança eu aferia a pressão arterial dos meus avós diariamente, fazia anotações e traçava possíveis diagnósticos”, lembra a médica – homenageada da coluna Mulheres que Inspiram desta semana.

“Foi no convívio com o meu avô que aprendi a ter orgulho das minhas origens nigerianas. Vi como o respeito que ele inspirava nas pessoas trouxe o mesmo orgulho para a minha mãe, formada em Direito, Letras e Psicologia. Espelhar-me no papel dela de mulher negra, independente e dona do seu futuro foi indispensável para a construção do meu lugar na sociedade”, conta.

A cardiologista Aline Tito, a cirurgiã plástica Abdulay Eziquiel, a oftalmologista Liana Tito Francisco, a dermatologista Júlia Rocha e a ginecologista Cecília Pereira, integrantes do Grupo IFÉ – Foto: Reprodução/Instagram/@grupoifemedicina.

Abdulay fez especializações em cirurgia geral, plástica e microcirurgia, tornou-se professora do hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro, speaker da Merz Farmacêutica e integrante do Grupo IFÉ, que também tem em seus quadros a cardiologista Aline Tito, a ginecologista Cecília Pereira, a dermatologista Júlia Rocha e a oftalmologista Liana Tito Francisco.

Nessa empreitada, elas querem derrubar algumas barreiras sociais e provar que representatividade importa. “É um projeto de amor à profissão e de zelo com aqueles que precisam. Somos cinco médicas, negras, com trajetórias semelhantes e o sonho de que, juntas, vamos mostrar a relevância de nosso impacto à sociedade, trazendo um ambiente seguro e acolhedor para os nossos pacientes.”

Alçada ao posto de mãe em plena pandemia – e com preocupações redobradas –, a cirurgiã sabe que precisa ser segura das suas conquistas e ter exatidão de onde se quer chegar. “O racismo, o machismo e o sexismo não irão desaparecer durante o meu tempo neste mundo, e é papel de todos que entendem sobre os seus impactos perversos, se posicionar contra eles. Tenho consciência de que a minha fala gera resultado, e devo usar esse lugar para tocar, de forma positiva, a percepção da sociedade sobre o papel da mulher negra. Essa visão me faz encarar os obstáculos raciais e de gênero com maior obstinação.”

Fonte: Dra. Abdulay Eziquiel para Harper’s Bazzar.

Leia mais >

Blefaroplastia: a cirurgia plástica das pálpebras

19 de maio de 2020

Há pequenas mudanças que causam uma grande diferença no rosto. É o caso da cirurgia de pálpebra, conhecida como blefaroplastia.

O procedimento atua na correção de vários aspectos da região dos olhos que “envelhecem” a fisionomia, como inchaço e flacidez nas pálpebras superiores, bem como o excesso de pele e bolsas indesejáveis nas pálpebras inferiores. 

O resultado? Com o passar do tempo irá perceber os olhos rejuvenescidos, que trarão uma aparência mais descansada e alerta. O que achou da blefaroplastia? Fale nos comentários.

Leia mais >

Beber água após no período pós-operatório: conheça a importância

14 de maio de 2020

A água é essencial para o organismo em todas as ocasiões e não seria diferente em cuidados no pós-operatório. ⠀⠀⠀

Ao se hidratar, você estará se cuidando de dentro para fora, eliminando impurezas do corpo, além de contribuir para uma cicatrização mais rápida e, ao fazer lipo, melhorando o inchaço e evitando tromboses. 

Seja para a manutenção da saúde ou da beleza, beba água. E, para mais dicas sobre cirurgias, fale comigo!

Leia mais >

Lipoaspiração após a gravidez

12 de maio de 2020

Mamães, é preciso ter um pouco de paciência.

A maioria das mulheres quer recuperar o mais rápido possível o corpo de antes da gravidez, eliminando as gordurinhas indesejáveis. Mas, para recuperar a forma, o organismo deve se recuperar primeiro.

Durante o pós-parto, o corpo passa por transformações físicas e hormonais, mantendo inchaço e acúmulo de gordura.⠀⠀

Essas transformações podem levar alguns meses, cabendo ao cirurgião avaliar o tempo adequado para realizar o procedimento. 

Foto ilustrativa de banco de dados público.

Leia mais >

Confiança profissional: o médico que fará minha cirurgia é confiável?

8 de maio de 2020

Vivemos no país que mais realiza cirurgias plásticas estéticas no mundo. E, com os procedimentos se tornando cada vez mais populares, é necessário ter atenção às ofertas que, embora a princípio pareçam muito tentadoras, podem trazer traumas ao corpo e à mente. Quem não se lembra do médico sem registro que foi condenado pela morte de sua paciente?⠀⠀

Para evitar arrependimentos, procure um especialista certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O médico (ou a médica) com certificação entenderá que cada caso é um caso. Saberá também equilibrar as expectativas com os resultados que condizem com a realidade, respeitando o tempo e as condições que a saúde de cada paciente exige. 

Possui dúvidas se o médico é confiável? Pesquise o nome do profissional no site da SBCP e sinta-se mais seguro(a).

Leia mais >

Quem tem medo de anestesia geral?

3 de abril de 2020

É o seu caso? Estando nas mãos de uma especialista segura, não tem porque se assustar! ⠀

Alguns pacientes ficam paralisados só de pensar que vão ficar horas inconscientes, sob anestesia, enquanto são submetidos a uma cirurgia. Mas você sabia que pesquisas mostram que os riscos letais em processos cirúrgicos com anestesia geral são de 1 em 1 milhão? Ou seja, ela é mais do que segura!⠀

Outro fato importante a ser pontuado é que a anestesia geral não é necessária em todos os procedimentos cirúrgicos. A técnica é indicada para cirurgias de grande porte, mais longas, que requerem o mínimo de movimento possível ou que necessitem de mudança de decúbito durante a cirurgia. Em cirurgia plástica, é comum que seja empregada anestesia geral em abdominoplastia.⠀

Para que a técnica continue sendo segura para o paciente, é necessário que ele (ou ela) minimize os riscos, que podem ser aumentados por fatores como tabagismo, alergias, consumo habitual de álcool e drogas ilícitas, além de determinados tipos de medicamentos. Por isso, informe todos os seus hábitos para sua médica!

Leia mais >

Por que ainda é tabu falar sobre cirugia plástica?

3 de abril de 2020

Admiramos celebridades e influenciadoras. Elas são lindas. Só que acreditamos que elas nasceram lindas e maquiadas como vemos no Instagram, mas basta uma breve pesquisa no estilo “Famosa X antes da fama” para ver a diferença.⠀

A puberdade e uma boa make fizeram um bom trabalho, mas não é novidade que um bom número delas passou por algum procedimento.

As mais bem resolvidas falam sobre isso sem problemas, mas muitas escondem a sete chaves suas cirurgias, mesmo que alguns resultados possam ser vistos evidentemente. E não há problema nisso. Afinal, mostrar que cuida de si mesma e corrigir o que não gosta é algo bom.⠀

O que não é bom são exageros, coisa que não surgiu com cirurgia plástica. Quem nunca viu filmes ou novelas de época em que mulheres usavam espartilhos super apertados?⠀

Obviamente, as pessoas têm direito de manter para si o que fazem consigo mesmas, mas isso precisa ser feito de forma consciente e não por pressão de julgamentos. Por isso, sem tabus!

Leia mais >

Existe idade mínima para realizar cirurgia plástica?

3 de abril de 2020

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os números de adolescentes que procuram por procedimentos estéticos e reparadores está aumentando. 

Embora não exista uma idade mínima estipulada para a realização da cirurgia plástica e esse seja um assunto polêmico que divide opiniões de especialistas, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Apenas a condição física (evolução, nível de crescimento e maturação) dos jovens pacientes dirá se estão aptos ou não para se submeterem ao processo. 

Os riscos de uma cirurgia plástica são os mesmos para os adultos, mas o fator psicológico pode pesar mais forte nos adolescentes, já que esta é uma fase marcada por formação da identidade, o que faz com que muitos pais adiem os procedimentos para uma idade em que o jovem possa tomar decisões mais maduras.

Leia mais >

Cicatrizes inestéticas

11 de julho de 2019

Em geral as cicatrizes ficam mais bonitas ao longo do tempo, mas algumas cicatrizes permanecem alteradas mesmo após meses e anos. Elas podem se tornar elevadas, retraídas, com alteração da forma e da cor.

Muitas pacientes referem mudanças de comportamento, como o uso de determinadas roupas que deixem as cicatrizes muito à mostra.

Cicatrizes inestéticas podem ser corrigidas através de cirurgia plástica.

Os resultados podem variar dependendo do tipo de cicatriz e o tratamento mais adequado depende da localização, extensão e do tipo de pele da paciente.

Leia mais >

Procedimentos minimamente invasivos

11 de julho de 2019

Os procedimentos minimamente invasivos são muito procurados no consultório. ⠀
A possibilidade de conseguirmos resultados de forma rápida, dentro do consultório e com recuperação mais breve atrai o público em geral. Nos dias atuais é difícil nos ausentarmos do trabalho, das tarefas de casa, das tarefas familiares…

Dessa forma tais procedimentos são uma excelente opção.

Dentre os procedimentos minimamente invasivos podemos citar o peeling, preenchimento, botox, skinbooster, bioestimuladores, microagulhamento e a dermoabrasão. ⠀

Leia mais >

Mulheres que inspiram: Dra. Abdulay Eziquiel e a importância da representatividade na Medicina

9 de setembro de 2021

“Somos cinco médicas, negras, com trajetórias semelhantes e o sonho de que vamos mostrar a relevância de nosso impacto à sociedade”, conta sobre o trabalho do Grupo IFÉ.

Abdulay Eziquiel confessa que o gosto pela medicina começou ainda na infância. “Trilhei o caminho que sempre sonhei, desde criança eu aferia a pressão arterial dos meus avós diariamente, fazia anotações e traçava possíveis diagnósticos”, lembra a médica – homenageada da coluna Mulheres que Inspiram desta semana.

“Foi no convívio com o meu avô que aprendi a ter orgulho das minhas origens nigerianas. Vi como o respeito que ele inspirava nas pessoas trouxe o mesmo orgulho para a minha mãe, formada em Direito, Letras e Psicologia. Espelhar-me no papel dela de mulher negra, independente e dona do seu futuro foi indispensável para a construção do meu lugar na sociedade”, conta.

A cardiologista Aline Tito, a cirurgiã plástica Abdulay Eziquiel, a oftalmologista Liana Tito Francisco, a dermatologista Júlia Rocha e a ginecologista Cecília Pereira, integrantes do Grupo IFÉ – Foto: Reprodução/Instagram/@grupoifemedicina.

Abdulay fez especializações em cirurgia geral, plástica e microcirurgia, tornou-se professora do hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro, speaker da Merz Farmacêutica e integrante do Grupo IFÉ, que também tem em seus quadros a cardiologista Aline Tito, a ginecologista Cecília Pereira, a dermatologista Júlia Rocha e a oftalmologista Liana Tito Francisco.

Nessa empreitada, elas querem derrubar algumas barreiras sociais e provar que representatividade importa. “É um projeto de amor à profissão e de zelo com aqueles que precisam. Somos cinco médicas, negras, com trajetórias semelhantes e o sonho de que, juntas, vamos mostrar a relevância de nosso impacto à sociedade, trazendo um ambiente seguro e acolhedor para os nossos pacientes.”

Alçada ao posto de mãe em plena pandemia – e com preocupações redobradas –, a cirurgiã sabe que precisa ser segura das suas conquistas e ter exatidão de onde se quer chegar. “O racismo, o machismo e o sexismo não irão desaparecer durante o meu tempo neste mundo, e é papel de todos que entendem sobre os seus impactos perversos, se posicionar contra eles. Tenho consciência de que a minha fala gera resultado, e devo usar esse lugar para tocar, de forma positiva, a percepção da sociedade sobre o papel da mulher negra. Essa visão me faz encarar os obstáculos raciais e de gênero com maior obstinação.”

Fonte: Dra. Abdulay Eziquiel para Harper’s Bazzar.

Leia mais >

Blefaroplastia: a cirurgia plástica das pálpebras

19 de maio de 2020

Há pequenas mudanças que causam uma grande diferença no rosto. É o caso da cirurgia de pálpebra, conhecida como blefaroplastia.

O procedimento atua na correção de vários aspectos da região dos olhos que “envelhecem” a fisionomia, como inchaço e flacidez nas pálpebras superiores, bem como o excesso de pele e bolsas indesejáveis nas pálpebras inferiores. 

O resultado? Com o passar do tempo irá perceber os olhos rejuvenescidos, que trarão uma aparência mais descansada e alerta. O que achou da blefaroplastia? Fale nos comentários.

Leia mais >

Beber água após no período pós-operatório: conheça a importância

14 de maio de 2020

A água é essencial para o organismo em todas as ocasiões e não seria diferente em cuidados no pós-operatório. ⠀⠀⠀

Ao se hidratar, você estará se cuidando de dentro para fora, eliminando impurezas do corpo, além de contribuir para uma cicatrização mais rápida e, ao fazer lipo, melhorando o inchaço e evitando tromboses. 

Seja para a manutenção da saúde ou da beleza, beba água. E, para mais dicas sobre cirurgias, fale comigo!

Leia mais >

Lipoaspiração após a gravidez

12 de maio de 2020

Mamães, é preciso ter um pouco de paciência.

A maioria das mulheres quer recuperar o mais rápido possível o corpo de antes da gravidez, eliminando as gordurinhas indesejáveis. Mas, para recuperar a forma, o organismo deve se recuperar primeiro.

Durante o pós-parto, o corpo passa por transformações físicas e hormonais, mantendo inchaço e acúmulo de gordura.⠀⠀

Essas transformações podem levar alguns meses, cabendo ao cirurgião avaliar o tempo adequado para realizar o procedimento. 

Foto ilustrativa de banco de dados público.

Leia mais >

Confiança profissional: o médico que fará minha cirurgia é confiável?

8 de maio de 2020

Vivemos no país que mais realiza cirurgias plásticas estéticas no mundo. E, com os procedimentos se tornando cada vez mais populares, é necessário ter atenção às ofertas que, embora a princípio pareçam muito tentadoras, podem trazer traumas ao corpo e à mente. Quem não se lembra do médico sem registro que foi condenado pela morte de sua paciente?⠀⠀

Para evitar arrependimentos, procure um especialista certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O médico (ou a médica) com certificação entenderá que cada caso é um caso. Saberá também equilibrar as expectativas com os resultados que condizem com a realidade, respeitando o tempo e as condições que a saúde de cada paciente exige. 

Possui dúvidas se o médico é confiável? Pesquise o nome do profissional no site da SBCP e sinta-se mais seguro(a).

Leia mais >

Quem tem medo de anestesia geral?

3 de abril de 2020

É o seu caso? Estando nas mãos de uma especialista segura, não tem porque se assustar! ⠀

Alguns pacientes ficam paralisados só de pensar que vão ficar horas inconscientes, sob anestesia, enquanto são submetidos a uma cirurgia. Mas você sabia que pesquisas mostram que os riscos letais em processos cirúrgicos com anestesia geral são de 1 em 1 milhão? Ou seja, ela é mais do que segura!⠀

Outro fato importante a ser pontuado é que a anestesia geral não é necessária em todos os procedimentos cirúrgicos. A técnica é indicada para cirurgias de grande porte, mais longas, que requerem o mínimo de movimento possível ou que necessitem de mudança de decúbito durante a cirurgia. Em cirurgia plástica, é comum que seja empregada anestesia geral em abdominoplastia.⠀

Para que a técnica continue sendo segura para o paciente, é necessário que ele (ou ela) minimize os riscos, que podem ser aumentados por fatores como tabagismo, alergias, consumo habitual de álcool e drogas ilícitas, além de determinados tipos de medicamentos. Por isso, informe todos os seus hábitos para sua médica!

Leia mais >

Por que ainda é tabu falar sobre cirugia plástica?

3 de abril de 2020

Admiramos celebridades e influenciadoras. Elas são lindas. Só que acreditamos que elas nasceram lindas e maquiadas como vemos no Instagram, mas basta uma breve pesquisa no estilo “Famosa X antes da fama” para ver a diferença.⠀

A puberdade e uma boa make fizeram um bom trabalho, mas não é novidade que um bom número delas passou por algum procedimento.

As mais bem resolvidas falam sobre isso sem problemas, mas muitas escondem a sete chaves suas cirurgias, mesmo que alguns resultados possam ser vistos evidentemente. E não há problema nisso. Afinal, mostrar que cuida de si mesma e corrigir o que não gosta é algo bom.⠀

O que não é bom são exageros, coisa que não surgiu com cirurgia plástica. Quem nunca viu filmes ou novelas de época em que mulheres usavam espartilhos super apertados?⠀

Obviamente, as pessoas têm direito de manter para si o que fazem consigo mesmas, mas isso precisa ser feito de forma consciente e não por pressão de julgamentos. Por isso, sem tabus!

Leia mais >

Existe idade mínima para realizar cirurgia plástica?

3 de abril de 2020

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os números de adolescentes que procuram por procedimentos estéticos e reparadores está aumentando. 

Embora não exista uma idade mínima estipulada para a realização da cirurgia plástica e esse seja um assunto polêmico que divide opiniões de especialistas, cada caso deve ser avaliado individualmente.

Apenas a condição física (evolução, nível de crescimento e maturação) dos jovens pacientes dirá se estão aptos ou não para se submeterem ao processo. 

Os riscos de uma cirurgia plástica são os mesmos para os adultos, mas o fator psicológico pode pesar mais forte nos adolescentes, já que esta é uma fase marcada por formação da identidade, o que faz com que muitos pais adiem os procedimentos para uma idade em que o jovem possa tomar decisões mais maduras.

Leia mais >

Cicatrizes inestéticas

11 de julho de 2019

Em geral as cicatrizes ficam mais bonitas ao longo do tempo, mas algumas cicatrizes permanecem alteradas mesmo após meses e anos. Elas podem se tornar elevadas, retraídas, com alteração da forma e da cor.

Muitas pacientes referem mudanças de comportamento, como o uso de determinadas roupas que deixem as cicatrizes muito à mostra.

Cicatrizes inestéticas podem ser corrigidas através de cirurgia plástica.

Os resultados podem variar dependendo do tipo de cicatriz e o tratamento mais adequado depende da localização, extensão e do tipo de pele da paciente.

Leia mais >

Procedimentos minimamente invasivos

11 de julho de 2019

Os procedimentos minimamente invasivos são muito procurados no consultório. ⠀
A possibilidade de conseguirmos resultados de forma rápida, dentro do consultório e com recuperação mais breve atrai o público em geral. Nos dias atuais é difícil nos ausentarmos do trabalho, das tarefas de casa, das tarefas familiares…

Dessa forma tais procedimentos são uma excelente opção.

Dentre os procedimentos minimamente invasivos podemos citar o peeling, preenchimento, botox, skinbooster, bioestimuladores, microagulhamento e a dermoabrasão. ⠀

Leia mais >

© 2019 | Dra. Abdulay Eziquiel